top of page

Taboão da Serra realiza evento no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Para reforçar a importância da data, encontro acontece na Praça Nicola Vivilechio, em 18/05


Por Giulia Castro, sob supervisão de Vera Sampaio

Taboão da Serra realiza evento no Dia Nacional de Luta Antimanicomial (CRÉDITO: SECOM/PMTS)


A Luta Antimanicomial é o movimento caracterizado pela defesa das pessoas que sofrem com transtornos mentais. Como forma de apoio, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, realizará um evento no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18/05, com o tema “Por uma sociedade sem manicômios”, a partir das 10h, na Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bontempo.


Durante o evento serão realizadas atividades por atendidos pelos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Convivência e Cultura (CECO), como apresentações de teatro, dança, música, além de exposição de materiais confeccionados pelos próprios atendidos.


A coordenadora de Saúde Mental, Vanini Mandaj comentou sobre o evento. “O objetivo da ação é apresentar à sociedade os direitos garantidos na Lei da Reforma Psiquiátrica, que foi um marco para acabar com os manicômios e trazer um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais, com cuidado humanizado e em liberdade”, explicou.


A Lei 10.216/2001, mais conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, garante às pessoas o direito ao tratamento em serviços comunitários, buscando a reinserção social. Esses centros adotam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal, igualitário e integral, além de tratar as pessoas com transtornos mentais, como esquizofrenia, depressão, ansiedade e também dependentes químicos.


O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, comentou sobre a importância do evento para o movimento. “A Luta Antimanicomial trata de uma parcela da população que recebe pouca atenção, e é justamente por isso que devemos mostrar a importância do mesmo. Essa é uma luta que merece total apoio e medidas que auxiliem no seu fim, tanto realizadas pelo Poder Público, quanto pela Sociedade Civil. Por isso, oferecemos serviços de acolhimento, através do CAPS, CECO e demais equipamentos de saúde, e convidamos a população a participar de ações integrativas, como essa intervenção que realizaremos na Praça Nicola Vivilechio, no dia 18 de maio”, concluiu o secretário.


Sarau da Luta Antimanicomial


Em celebração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção à Saúde do Adolescente (Casa do Adolescente) de Taboão da Serra promoverá na quinta-feira, 19/05, um SARAU no Parque das Hortênsias, das 14h às 17h, cujo tema é “Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais”. O encontro será realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, com o Centro de Convivência e Cultura (CECO), com a Coordenadoria da Diversidade Sexual, o Núcleo de Cuidados para Pessoas Transsexuais de Travestis, além do SLAM de Taboão.


Algumas das atividades a serem realizadas no SARAU são: apresentação do grupo de teatro dos adolescentes que frequentam o CECO, intervenções artísticas, performance do SLAM de Taboão e microfone aberto para manifestações de arte que estejam de acordo com o tema.



Serviço:

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Data: Quarta-feira, 18/05, a partir das 18h

Local: Praça Nicola Vivilechio, Jardim Bontempo


Sarau da Luta Antimanicomial Quinta-feira, 19/05, das 14h às 17h Local: Parque das Hortênsias - Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page